Bem-vindos à Sempre Saúde Atenção Domiciliar!

FAQ

Perguntas Frequentes

Home Care ou Assistência Domiciliar é o cuidado em casa, consiste na assistência de uma equipe multiprofissional para o paciente no domicílio.

Pacientes que estejam estáveis clinicamente, com diagnóstico (s) estabelecido (s), e que ainda necessitem de algum cuidado, como por exemplo: medicação venosa, nutrição enteral, oxigenoterapia, manipulação de sondas, gastrostomia, curativos complexos, entre outros. Também podem se beneficiar pacientes em finitude de vida, que necessitem de cuidados paliativos (medidas de conforto), ou que precisem de tratamento prolongado, que possa ser realizado em domicílio.

Aprovação da família e do paciente, especialmente no que se refere às regras que regem a assistência domiciliar. Necessidade de um envolvimento do cuidador (maior de 18 anos e apto a capacitações), da família e do próprio paciente no processo de cuidado.
Adequações do domicílio, conforme avaliação habitacional.
Estar ciente e de acordo com o pacote de atendimento autorizado pelo convênio ou fonte pagadora.

O cuidador familiar possui um papel importantíssimo na assistência domiciliar, contribui na rotina do paciente para uma melhor evolução clínica, para uma melhor qualidade de vida, além de ser um elo da família com a Sempre Saúde.

Internação domiciliar, como o próprio nome diz, é a internação do paciente no ambiente domiciliar. É oferecer ao paciente assistência em saúde, através de uma equipe multiprofissional conforme a sua específica necessidade, via do plano de atendimento domiciliar e autorização da fonte pagadora.

A internação domiciliar, possui muitos benefícios, como: maior humanização no atendimento ; redução do tempo de exposição do paciente em ambiente hospitalar; diminuição dos riscos de infecção também em relação ao hospital; promoção do autocuidado; educação em saúde e treinamento dos familiares relativos aos cuidados com o paciente; convívio da pessoa doente com o núcleo familiar e adaptação à rotina domiciliar; melhoria na qualidade de vida; entre outros.

Pacientes em Internação Domiciliar têm cobertura do Serviço Móvel terceirizado (24 horas por dia). Em todas as situações de piora do paciente, deverá ser feito contato imediato com o Plantão 24h da Sempre Saúde, através do telefone (62) 99630-5585. Você será orientado e serão tomadas todas as providências necessárias para atender o paciente.

Pacientes em modalidade de Assistência Domiciliar serão orientados 24h pelo plantão de enfermagem, porém a remoção ocorrerá de acordo com o procedimento de cada convênio.

A equipe de enfermagem fica responsável pelo agendamento na rede credenciada do convênio do paciente. Quando houver necessidades de exames que não podem ser realizadas no domicílio, a remoção ocorrerá de acordo com o procedimento de cada convênio.
Alguns optam pela remoção agendada pelo próprio convênio.
É necessário conhecer bem os procedimentos de cada convênio.
A participação da família nos processos de autorização, exames e consultas externas se torna indispensável.

O serviço de internação domiciliar pode ser finalizado em algumas dessas situações: quando o plano de internação for cumprido, ou seja, com a alta do paciente; quando o médico assistente avaliar possível e, assim, solicitar; em caso de necessidade de retorno ao hospital; ou ainda, por decisão da fonte pagadora em não prorrogar o atendimento domiciliar. Para todas as situações há uma avaliação criteriosa, seja do médico ou da operadora.

Para ser incluído no programa de Internação Domiciliar, o paciente necessita de um encaminhamento do seu médico assistente que contenha seus diagnósticos, quadro clínico atualizado, prescrição e orientações. Essas informações serão avaliadas pela equipe do plano de saúde para autorização. Outra possibilidade é o atendimento particular, feito a partir da solicitação do serviço por meio do laudo elaborado pelo médico do paciente.

Em ambos os casos, são realizadas avaliações terapêuticas a fim de definir quais as necessidades do paciente relacionados à equipamentos, medicamentos, materiais e atendimentos. Com essas definições o plano de saúde, ou família (no caso de atendimento particular) recebe nossa proposta de serviço para análise e aprovação.

Para saber mais, entre em contato por quais quer um dos nossos canais, clicando aqui, que um atendente irá fornecer-lhe todas as informações.

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